top of page
Mangueira de incêndio

Bombeiro

Brigada de Incêndio

A brigada de incêndio é um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.

A brigada de incêndio deve ser composta levando-se em conta a população fixa e o percentual de cálculo obtido levando-se em conta a classe e a subclasse de ocupação da edificação.

O cálculo deve seguir  os requisitos  previstos  na Tabela 1 (Percentual de cálculo para composição da brigada de incêndio) da NBR 14276.

 

Laudo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

AVCB é a sigla utilizada no Estado de São Paulo que significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Trata-se de uma certidão emitida pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar que atesta que a edificação no momento da vistoria está com os equipamentos, medidas, e instalações de combate à incêndio em ordem para o exercício da atividade laboral.

A emissão deste documento é de extrema importância, visto que é preciso tê-lo para solicitar outras licenças necessários ao funcionamento de seu empreendimento, tais como o Alvará de Licença.

A lei que exige a implementação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB é a lei complementar nº 1.257, de 6 de janeiro de 2015A lei que exige a implementação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB é a lei complementar nº 1.257, de 6 de janeiro de 2015

 

Laudo Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros  da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CLCB)

O CLCB significa Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) possui a mesma eficácia de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Se aplica em casos que o estabelecimento foi enquadrado como baixo risco de incêndio

É importante uma avaliação do estabelecimento, identificando os riscos de incêndio, analisando alguns parâmetros citados acima para a correta classificação junto ao corpo de bombeiros.

CLCB são baseados em DECRETO Nº 63.911, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2018 Institui o Regulamento de Segurança Contra Incêndios das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e dá providências correlatas.

Laudo de Gás

O laudo de estanqueidade de gás é um documento que pode ser exigido pelo Corpo de Bombeiros no momento da vistoria para emissão ou renovação do AVCB. É dessa forma que as edificações ficam protegidas de grandes prejuízos caso ocorra uma emergência com fogo. Entre os testes necessários, os relativos ao sistema de distribuição de gás são extremamente importantes para garantir, por exemplo, que não há vazamentos nas tubulações

 

Laudo Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas de Edificações (SPDA)

O laudo de vistoria SPDA é um documento que comprova o funcionamento correto e desempenho do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas de edificações. O laudo é importante para garantir a segurança da estrutura, equipamentos e pessoas que circulam no local, além de assegurar as indenizações da seguradora em caso de acidentes envolvendo descargas atmosféricas. Antigamente, a vistoria era feita anualmente, mas desde a atualização da norma BNR 5419 em 2015 tornou-se obrigatória a inspeção visual do equipamento a cada seis meses no mínimo.

Laudo Escada Pressurizada

O laudo de escada pressurizada ou laudo de pressurização de escadas é de extrema importância no sistema de segurança em edificações pois com ele é possível se atestar que as escadas das saídas de emergência e saídas de incêndio estão em conformidade com as normas estabelecidas por lei NBR 14880/14.

Um sistema de pressurização de escadas operando garante que em um eventual princípio de incêndio ou mesmo em um incêndio as escadas para evacuação estão livres de fumaça propiciando, inclusive, uma melhor condição de combate ao fogo em casos de incêndio e mais tranquilidade para quem está no prédio, visto que a fumaça é a maior causadora de pânico e mortes por intoxicação nesses casos, sem falar na redução de custos notável do empreendimento.

O atestado deve ser emitido anualmente e no caso de irregularidades, o laudo permitirá e facilitará a regularização do prédio quanto à sua segurança.  realizamos inspeção em todo o sistema, desde os insufladores, geradores e filtros, até os dutos e grelhas.

Laudo Sistema Hidráulico Preventivo (SHP)

O Laudo Técnico do SHP - Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos) é um documento o qual relata os dados técnicos do sistema. Neste laudo podem constar dados de Inspeções Visuais, Ensaios de Estanqueidade, Testes de Pressurização da Rede, Ensaio de Funcionamento, Vistorias Periódicas, Manutenções realizadas, Garantia dos serviços realizados entre muitas outras informações. Em anexo ao Laudo deve ser apresentado o TRT - Termo de Responsabilidade Técnica (antiga ART) do Técnico responsável , seguindo as normas vigentes NBR 14880/14.

Laudo Moto Geradores

O laudo de grupo moto gerador é o documento que determina as características de um grupo moto gerador de acordo com as especificações da ABNT NBR 8528/14, de forma a abranger suas funcionalidades e responsabilidades técnicas, sendo o laudo de grupo moto gerador recolhido pelo engenheiro da Anotação de Responsabilidade Técnica.

De acordo com a Norma NBR 10898/13, o laudo de grupo moto gerador tem como objetivo principal atestar os conformes legais em relação ao atendimento das instalações, das condições operativas e abrangência do sistema de alimentação de emergência, adotado pelo Corpo de Bombeiros com a AVCB.

O laudo de grupo moto gerador dispõe de uma análise de possíveis vazamentos, marca do gerador, potência, tensão, tipo de acionamento, combustível, autonomia, abrangência e outros aspectos relevantes para atestar o funcionamento correto do equipamento e garantir a segurança do local.

Laudo Instalações Elétricas

O laudo de instalações elétricas – LIE – NR -10 é um documento que indica se as instalações elétricas estão atendendo a todos os requisitos das normas brasileiras (NBRs  e outras), de forma que o sistema elétrico esteja em conformidade e em segurança.

Esse documento avalia todo o sistema elétrico em questão, foca na situação da estrutura dele e verifica se os requisitos das NRs, NBRs e portarias estão sendo cumpridos. A principal finalidade dele é evitar que aconteçam acidentes internos envolvidos com energia elétrica de baixa tensão. Dessa forma, ele se baseia, principalmente, na NBR 5410.

 

Laudo de Sistema de Sprinkler

A importância de o empreendimento comercial ter o laudo técnico atestando a eficiência do sistema de prevenção de combate a incêndio é que este laudo comprova a segurança do estabelecimento e apropriado para receber grande quantidade de pessoas. Por esta razão, este laudo é essencial para indústrias, casas de shows, shoppings, lojas, entre outros estabelecimentos.

O laudo técnico atestando a eficiência do sistema de prevenção de combate a incêndio envolve realizar uma avaliação da eficácia de cada equipamento, que tem como objetivo averiguar os riscos mecânicos e químicos de cada equipamento, relacionando as recomendações que são exigidas para o seu funcionamento e se os locais de instalação estão corretos para oferecer proteção integral.

Especialmente emitido de acordo com as regras das legislações vigentes, o laudo técnico atestando a eficiência do sistema de prevenção de combate a incêndio é feito por meio de um profissional experiente que oferece assessoria necessária para emitir o laudo, que toma a forma de um comprovante de funcionamento dos equipamentos de combate a incêndio.

Depois desta criteriosa análise técnica, o estabelecimento passa a estar de acordo com todos os parâmetros legais, e a apresentação do laudo técnico atestando a eficiência do sistema de prevenção de combate a incêndio garante que seja aprovado junto ao sistema de inspeção dos órgãos fiscalizadores, possuindo perfeitas condições de funcionamento e operação.

Laudo Detector de Fumaça

O objetivo do Laudo de Detector de Fumaça visa verificar as condições de funcionamento do equipamento, verificando os critérios de segurança estabelecidos pelas normas regulamentadoras aplicáveis. O laudo, portanto, tem o intuito de maximizar a segurança no local ao atestar o bom funcionamento do detector de fumaça.

Brigada de Incendio
Laudo AVCB
Laudo CLCB
Laudo de Gás
Laudo SPDA
Laudo Escada Pressurizada
Lado Sistem Hiráulico Preventivo
Laudo Moto Geradores
Laudo Instações Elétricas
Laudo Sprinkler
Detector de Fumaça
bottom of page